O que é o projeto?

‘No Início do Mundo’ é um curta-metragem musical ambientado na periferia de Contagem - MG, mais precisamente em Nova Contagem. O projeto foi contemplado no edital “Movimenta Cultura” da prefeitura de Contagem de 2021 e foi rodado no segundo trimestre de 2022, com sua trilha sonora sendo produzida no primeiro trimestre do mesmo ano.

O filme aborda a diferença entre as classes sociais, homofobia, racismo e fanatismo religioso.

Qual história será contada?

Vitor e Katlyn são dois adolescentes que se conhecem em uma entrevista de emprego e descobrem que suas vidas estão mais ligadas do que queriam. Além de morar no mesmo bairro - Nova Contagem - Vitor precisa convencer Katlyn a cantar em sua canção, já que acredita que ela é o que falta no projeto. Lidando com as dificuldades, descobertas pessoais e preconceitos, os dois se conhecem através da música e refletem se estão ou não num fim de mundo.

De onde surgiu a história e o projeto?

O projeto se originou da história de vida do diretor e de seus amigos que cresceram em Nova Contagem, dentro de um ambiente religioso e muitas vezes opressor. Tudo isso motivou a criação de Vitor e Katlyn - e seu universo - que também lidam com questões como as dificuldades sociais de crescer na periferia tendo poucas oportunidades, a opressão da religião sobre os desejos, sonhos e descoberta da sua sexualidade, ausência dos pais, dificuldades financeiras e o amadurecimento precoce dessa juventude.

Trailer:

Ficha Técnica:

Direção, Roteiro E Montagem: Gabriel Marcos

Assistente De Direção: Antonio Pedroni

Direção De Produção: Marina Soares

Produção Executiva: Marina Soares, Gabriel Marcos

Primeiro Assistente De Produção: Breno Oliveira

Segundo Assistente De Produção: Porfírio

Preparadora De Elenco: Izabella Parreira

Direção De Fotografia: Matheus Moura

Assistentes De Foto e Câmera: Ibria Lopes, Yago Guedes e Rafael Chaves.

Direção De Arte: Gabriel Mendes

Figurino: NDPCON

Maquiagem: Ruby Neves

Direção De Som: João Paulo Freitas

Assistente De Som: Davi Cândido

Elenco: Hynoto, Júlia Mattos, Anna Verdan, Kelly Coimbra, Matheus Smith, Eliana Gonçalves e Lígea Lana.

Colorização E Finalização: Gabriel Marcos

Still: Porfírio

Coreografia: Glauce Almeida

Dançarinos: Glauce Almeida, Ashley Monique, Eliza Santos, Geovanna Eduarda, Lee Rafaah, Miguel Arcanjo e Júlia Telis.

Legendas: Mariana Reis.

Produção Musical: Def, Helena Gaspar e Gabriel Marcos.

Composição: Gabriel Marcos, Hynoto e Sheilla Luiza.

Consultoria Vocal: Tom Oliveira.

Imprensa:

Moção de Aplausos pela Vereadora Moara Sabóia.

No dia 06 de junho de 2023 o filme "No Início do Mundo" recebeu uma Moção de Aplausos pela sua relevância na visibilidade de Nova Contagem no cenário cultural nacional. A cerimônia aconteceu na câmara dos vereadores de Contagem.

"No Início do Mundo" recebe o prêmio de "Melhor Filme" no Olhar Periférico.

No dia 06 de agosto de 2023 o filme "No Início do Mundo" foi premiado como "Melhor Filme" no 2º Olhar Periférico - Festival de Cinema. O troféu foi entregue por Mónica Trigo ao diretor Gabriel Marcos em seu encontro durante o Festival de Cinema de Vitória em 21 de outubro de 2023.

"No Início do Mundo" recebe o prêmio de "Melhor Filme" no Mobifilm.

No dia 17 de setembro de 2023, "No Início do Mundo" foi premiado como Melhor Filme no 5º Mobifilm - Festival Sobre Mobilidade na categoria Transporte Publico. Gabriel Marcos (diretor) e Marina Soares (produtora) estiveram presentes na exibição e cerimônia de premiação.

"No Início do Mundo" recebe o prêmio de "Melhor Filme" no 30º Festival de Vitória.

No dia 23 de setembro de 2023, "No Início do Mundo" foi premiado como Melhor Filme no 30º Festival de Vitória na 10ª Mostra Outros Olhares. A escolha foi feita pelo júri técnico do festival.

"No Início do Mundo" tem exibição comentada em Escola Estadual.

No dia 14 de junho aconteceu duas sessões especiais para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Padre Menezes! O momento contou com a presença do diretor Gabriel Marcos e do protagonista Hynoto, em um debate sobre "Juventude, Racismo e Gênero".

Saiba mais clicando aqui.

Júlia Mattos representa "No Início do Mundo" em debate sobre mulheres no cinema.

No dia 14 de agosto a Mostra Cinema Periférico realizou um debate discutindo sobre o espaço das mulheres no audiovisual nacional. A atriz e protagonista do filme Julía Mattos esteve presente e representou o projeto que conta com 53% da equipe composta por mulheres.

Saiba mais clicando aqui.